Poder Judiciário do Rio, disponibiliza gratuidade para certidões cíveis e criminais

07/02/2020

O Poder Judiciário do Rio de Janeiro disponibilizou, a partir de hoje (07), a gratuidade para emissão de certidões cíveis e criminais para pessoa física.

Para conseguir, basta acessar o site  (Portal Extrajudicial) e seguir o passo a passo.

Ao acessar, serão encontrados três modelos disponíveis:

• CÍVEL (com a pesquisa de sempre, englobando ainda os antigos modelos “Empresarial” e “Falências e Concordatas”);
  • CRIMINAL
  • FAZENDÁRIAS (onde está o antigo modelo “Execuções Fiscais”)

A recomendação é que seja escolhida a opção “Busca por modelos”. A seguir, preencha o que for solicitado, e ao final o “pedido” será encaminhado diretamente para o Distribuidor. A GRERJ para pagamento no BRADESCO também será automaticamente emitida. Não precisa comparecer ao cartório. O banco informará o pagamento.

A certidão será preparada e, logo que pronta, estará disponível para download pelo usuário nos 90 dias de sua validade. O usuário será avisado através do e-mail cadastrado no pedido.