Notícias

Como se aproximar do seu cliente pelo WhatsApp

27/01/2020

Varejo SA por Varejo SA


Na era das relações humanas em foco, mensagens instantâneas podem ser uma importante ferramenta para se aproximar dos clientes. O WhatsApp revolucionou a maneira como nos mantemos próximos das pessoas. Não importa a distância, podemos conversar em tempo real, enviar fotos, vídeos, figurinhas, áudios, GIFs e até fazer chamadas de vídeo e de áudio. Esses recursos podem ser explorados pelo varejo com simplicidade e um pouco de criatividade. Basta eleger a estratégia mais adequada para seu negócio.

No Brasil, são 120 milhões de usuários ativos no WhatsApp, segundo a plataforma. Isso mostra que grande parte dos consumidores utiliza o recurso e pode estar disposta a manter contato com lojas pelo app. Diante dessa possibilidade, que pode melhorar as vendas e aproximar clientes, existem maneiras corretas de se comunicar.

Para Felipe Chaves, especialista em marketing digital da agência In Press Oficina, a relação com clientes pelo WhatsApp trata-se de um contato mais pessoal e, por isso, é um trabalho para cada loja executar com seus próprios clientes. “Conseguir os dados dos consumidores no momento da compra na loja é fundamental e atrelá-los a informações de consumo ajuda a compor a estratégia”, pontua. Para ele, ao coletar as informações pessoalmente, é preciso deixá-los cientes de que, eventualmente, serão acionados pelo WhatsApp para vantagens exclusivas. Mas ele alerta: “Ser considerado inconveniente é um risco quando a estratégia não é executada com precisão”.

Para evitar erros, preparamos algumas dicas para atrair os clientes para a loja pelo WhatsApp. Com elas, é possível estabelecer uma relação próxima na medida certa. Confira!

Crie um banco de dados eficiente

Salve os números dos clientes atrelados a características de compras deles. Por exemplo, em uma loja de roupas, saiba quais tipos de peça o cliente mais compra.

Conheça os recursos

Na versão WhatsApp Business, também gratuita, há estatísticas, envio de respostas automáticas e categorização dos contatos. Isso ajuda a otimizar o atendimento.

Personalize seu aplicativo

No avatar, coloque o logo ou uma foto da loja, assim como no nome que aparece para os contatos. Ao enviar a mensagem, pode se apresentar com o seu nome.

Delegue responsáveis pelo WhatsApp

Caso não consiga ter um funcionário dedicado a ações no app, defina quem na loja vai utilizá-lo. Pode ser mais de uma pessoa, desde que utilizem o aplicativo da loja e não o pessoal.

Use linguagem coloquial

Converse amigavelmente com os clientes, mas seja objetivo nas mensagens. Chame-o pelo nome, use emojis adequados para descontrair e acionar emoções. A ideia é criar simpatia e não parecer uma propaganda.

Faça um bom primeiro contato

O cliente foi até a sua loja, comprou (ou não) e aceitou deixar o contato de WhatsApp. Envie uma mensagem de boas-vindas, objetiva, agradecendo a escolha e avisando que, eventualmente, enviará novidades e promoções da loja. Diga que ele pode entrar em contato por esse canal, se precisar, e deixe a opção de negar o recebimento de mensagens futuras.

Não incomode

Uma mensagem por semana é suficiente para manter o contato com seu cliente e informá-lo das novidades da loja. Nada de enviar espontaneamente mensagens todos os dias ou insistir por respostas. Sinta como cada cliente reage.

Use, mas não abuse das fotos

Enviar fotos de produtos é uma ótima maneira de apresentar novidades para os clientes sem que eles precisem entrar na loja, despertando o desejo e atraindo-os para a loja. Mas seja econômico num primeiro momento. Envie no máximo três imagens e pergunte se a pessoa deseja receber mais fotos dos produtos e quais.

Tire boas fotos

Os produtos precisam estar apresentáveis. Nada de peças de roupas amassadas, por exemplo. Preste atenção na composição, organize os produtos, encontre uma boa iluminação e atenção ao foco!

Aproveite datas comemorativas

As datas comemorativas são uma boa desculpa para fazer promoções e atrair os clientes. Uma opção é criar uma oferta especial para o aplicativo. Em casos como esse, muitas vezes, basta um card (texto na imagem).

Seja criativo!

Varie a maneira como apresenta suas informações para os clientes. Fique por dentro do que anda bombando no aplicativo. Que tal criar figurinhas? É fácil e há vários apps disponíveis. Isso chama atenção e gera expectativa.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir