Presidente e diretores da CDL participam de reunião sobre a Via Dutra

22/01/2020

O presidente da CDL de Volta Redonda, Gilson de Castro, acompanhado dos diretores Giovane Freitas, Cleverson Stocco e Yhel Esteves, participou hoje de uma reunião em Barra Mansa sobre o edital para nova concessão de administração da Via Dutra.
Organizada pelo prefeito Rodrigo Drable, a reunião teve como objetivo avaliar os impactos da nova concessão, uma vez que o contrato com a NovaDutra vence em março do próximo ano.

Uma das principais preocupações é com a construção de uma praça de pedágio em Barra Mansa, com quase nada de investimento nas cidades do Médio Paraíba, dificultando o desenvolvimento econômico. Tal pedágio também além vai onerar os moradores da região que passam diariamente pelo trecho de Itatiaia a Piraí, principalmente, os que se deslocam a trabalho ou para realizar compras nessas cidades, prejudicando ainda o turismo.

Outro ponto questionado foi o edital deixar de fora o trecho da Baixada Fluminense e um prazo de 3 anos para iniciar as obras de duplicação da Serra das Araras. A inclusão do trecho da BR-101 também foi questionada.

Uma próxima reunião será realizada amanhã, no Rio, para reivindicar ao Governo do Estado que interfira e solicite a revisão do edital.
Gilson, que irá participar da reunião, afirmou que a CDL apoia o movimento para reavaliar o edital, reforçando que a região tem muito a perder economicamente.

“Somos totalmente contra a construção de um pedágio em Barra Mansa, de mais espera pela duplicação da Serra e sem que haja duplicação da Baixada Fluminense, onde há um gargalo por conta do fluxo de veículos. Muitos de nós vamos ao Rio para resolver problemas, negócios, e sabemos como o trânsito na Baixada é complicado. Sem investimento ficaria ainda pior. Sem contar, que o edital também não prevê melhorias de pontos importantes no nosso trecho como dos acessos às cidades cortadas pela Via Dutra, entre eles, a ligação com a Rodovia do Contorno”, disse.

Afirmou ainda que a CDL vai continuar acompanhando e apoiar as medidas que forem tomadas para evitar o descaso com a região.