Notícias

3ª edição do StartVR acontecerá em Volta Redonda

02/10/2019

Nos dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo) Volta Redonda vai sediar o Ideathon, um evento de imersão para os interessados em trocar experiências e propor soluções inovadoras para o poder público. O Ideathon StartVR é a primeira etapa da terceira edição do StartVR, que contempla ainda outras duas fases. O encontro acontecerá na Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR). A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Empresa de Processamento de Dados (EPD-VR), a CDL-VR, o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) e a Theia - Educação de Impacto.

“É importante investir em ideias inovadoras e eventos como esse têm recebido atenção por parte do Governo Municipal. Realizamos o 1º Seminário Sul Fluminense de Governança em Tecnologia da Informação, firmamos parceria com a Oracle para capacitar nossos professores, além do Startup Weekend, que estimulou a criação de startups”, frisou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

O diretor-presidente da EPD-VR, Matheus MoreiraCruz, explicou que o Ideathon é importante para as startups que participarão do StartVR se prepararem.

“Ao final do processo, até cinco empresas selecionadas poderão ser encubadas pela EPD-VR, durante 12 meses, em que serão fornecidos infraestrutura compartilhada para 3 membros de cada equipe, com mobiliário, internet, telefone, computadores, servidores, entre outros, além de consultoria e mentorias dedicadas com especialistas, dando todo suporte necessário no desenvolvimento inicial das empresas”, explicou.

A segunda etapa do StartVR é a Trilha SEBRAE, que ocorrerá no dia 19 de outubro. Será uma capacitação de como abrir e gerir uma empresa, criação do MVP (Mínimo Produto Viável), como montar um plano de negócios, entre outros tópicos. A terceira etapa é o Demoday StartVR, evento para debate sobre inovação e tecnologia na região e seleção das soluções mais inovadoras. Mais informações estão disponíveis no site www.startvr.com.br.

Ideathon vai selecionar para incubadora e premiar outros projetos

A empreendedora e produtora cultural, Luiza Luth, que participa da organização do Ideathon, explica que o evento é uma ótima oportunidade para os participantes tirarem as ideias do papel.

“Quem não tiver algo pronto, lá no evento poderá participar de equipes, identificar ideias que podem estar trabalhando durante o fim de semana. Teremos também mentores, conselheiros que vão auxiliar os participantes. Venha fazer conexões, aprender um pouco mais sobre o governo, sobre as inovações que podem estar atreladas ao governo”, convidou Luiza.

O público-alvo do evento é formado em sua maioria por estudantes, funcionários públicos e privados, aposentados e empreendedores. Os interessados podem ser inscrever pelo site http://bit.ly/ideathonstartvr.

Dinâmica – Serão formadas equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação) e a partir daí são 28 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos para uma banca de jurados que irão avaliar todos os aspectos envolvidos na construção de uma solução inovadora.

O evento contará com a participação mentores de diversas áreas durante todo o processo de construção e validação das soluções. Serão utilizadas técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch (que ensina apresentar ideias a possíveis interessados durante uma conversa no elevador).

Todos os projetos estarão pré-selecionados para participarem da incubadora de negócios da EPD-VR. Além da incubação, os 3 projetos melhor avaliados serão contemplados com premiações diversas que irão auxiliar a continuidade do projeto.

Serviço:

Data: 5 e 6 de outubro (sábado e domingo)
Horário: das 8h às 22h
Local: CDL-VR (Rua Simão da Cunha Gago, nº 19, Aterrado)

Fonte: SECOM-VR

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir