Evento gastronômico neste domingo revela vencedores do 1º Volta de Boteco

27/06/2019

Falta pouco para o público conhecer qual estabelecimento leva o título de Melhor Petisco de Volta Redonda. Os ganhadores do 1º Volta de Boteco serão anunciados neste domingo, 30 de junho, durante um evento gastronômico gratuito na Praça Pandiá Calógeras.

O Bar do Tchelo, Barão Boteco, Bier Prosit, Calumma Pub, Casa Relicário, Choperia Boca Maldita, Costelaria Fogo de Chão, Deliciare Choperia, Metamorphose Bar e Vitória Restaurante & Choperia são os dez estabelecimentos que tiveram os petiscos melhor avaliados no concurso. Durante o dia, os visitantes poderão provar os pratos, que serão vendidos com o preço fixo de R$20. Para trazer o clima de boteco, o bar venderá chope a preço popular.

A dupla Waguinho e Nigéria abre a programação musical com repertório de samba e pagode, e em seguida é a vez de Figurótico e Ranieri animarem o público com repertório de pop rock nacional e internacional. Para a criançada, será montada uma Área Kids, com monitoria e brincadeiras como futebol inflável, escalada inflável gigante, tobogã gigante, pula-pula e mais.

Além do título de Melhor Petisco, os 35 estabelecimentos participantes concorrem nas categorias Atendimento e Temperatura da Cerveja ou Chopp. Também serão premiados os 10 garçons melhores avaliados e eleito o Melhor Garçom da Cidade.

O Volta de Boteco é um evento colaborativo realizado pelo Polo Gastronômico, que foi criado para fortalecer a identidade gastronômica volta-redondense e estimular a economia local por meio da gastronomia. Sua formação conta com a participação de diversos empreendedores e instituições locais, incluindo a Prefeitura de Volta de Redonda, Sebrae, CDLVR - Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda, ACIAP-VR - Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Volta Redonda, UFF, Fundação CSN, entre outros.

Para apuração dos votos, alunos da UFF desenvolveram um software que garante a independência e transparência durante o processo.  O programa foi realizado pelos estudantes Uilton César Peres Junior, Marcos Vinícius de Souza e Leonardo de Freitas Sousa, do curso de Matemática Computacional, sob orientação das professoras Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha e Marina Sequeiros Dias de Freitas utilizando como base a plataforma Python. Para realizar o registro do voto no software, uma interface é aberta onde selecionada a zona de apuração e em seguida são inseridas as notas para cada categoria. Ao final, um relatório é gerado com os dados computados.

Conheça os dez petiscos melhor avaliados que serão vendidos durante o evento:

Bar do Tchelo - Língua de Boi (Língua de boi cozida, recheada com bacon e acompanhamento de cebola)
Barão Boteco - Surpresa na Cumbuca (Camadas intercaladas de angu e carne de panela, servido com porção de toucinho de barriga e couve)
Bier Prosit - Kafta Garotim (Peito bovino moído, recheado com queijo mussarela no palito, envolta de bacon, coberta com molho barbecue. Acompanha geleia agridoce)
Calumma Pub - Jiló do Calumma (Deliciosas lâminas de jiló empanados com parmesão e um molhinho de mostarda e mel para acompanhar)
Casa Relicário - Trouxinhas Arretadas (Trouxinhas de entrecot suíno recheadas de queijos, com provolone, parmesão e gorgonzola. É servida em cima de uma farofa de amendoim em 3 trouxinhas)
Choperia Boca Maldita - Dialeto Gourmet (Cubos de língua bovina ao molho, acompanhado com farinha de açafrão salpicado com farofa de torresmo e decorado com cheiro verde)
Costelaria Fogo de Chão - Pastel de Costela (Porção com 07 unidades acompanhada de exclusivo molho Chimichurri feito na casa)
Deliciare Choperia - Dadinho de Tapioca com geleia de pimenta (Dadinhos feito a base de tapioca, onde são servidos junto com uma geleia de Pimenta)
Metamorphose Bar - Barriga (Barriga suína acompanhada de farofa de cebola na manteiga, vinagrete de pimenta biquinho e uma dose especial de blend da Cachaça Uai)
Vitória Restaurante & Choperia - Costelinha da Julieta (250g de costelinha suína marinada assada e laqueada na goiabada)

A primeira edição do Volta de Boteco é uma realização do Polo Gastronômico e ACIAP-VR, com patrocínio da Redegás e Chopp Brahma, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, CDL-VR, Sebrae e Fundação CSN e apoio do Grupo Formatto, Best Jump e Dub Marketing.

1º Volta de Boteco - Evento de premiação
Data: 30 de junho
Local: Praça Pandiá Calógeras - Bairro Sessenta - Volta Redonda (RJ)
Entrada Gratuita

Atrações

12h às 16h - Waguinho e Nigéria abrem o evento com repertório de samba e pagode
16h às 20h - Figurótico e Ranieri animam o público com repertório de pop rock nacional e internacional
Área kids durante todo o evento, com monitoria. Atividades como futebol inflável, jump truck, tobogã, escalada inflável gigante e pula-pula, com ingressos a R$5.

Mais informações em voltadeboteco.com.br