Saúde em Dia

Revista O Lojista - edição 172 - página 29 - 02/04/2019

Para as crianças, e até mesmo alguns adultos, está chegando a semana mais doce do ano. Passado o domingo de Páscoa, os dias são de fartura de chocolate. Mas o que muita gente deixa passar despercebido é o consumo exagerado dessas delícias, que se torna um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e outras doenças. O Pró Vida (Unidade de Atenção à Saúde) alerta para os cuidados com a saúde também nesta época do ano.

A nutricionista Bruna Brandão destaca a importância de controlar a quantidade de doces. O ideal é consumir 25 gramas de chocolate por dia, o equivalente a quatro quadradinhos de uma barra. A ingestão excessiva pode desencadear aumento de peso, glicose e colesterol, inchaço e enxaqueca.

No caso das crianças, os pais devem ficar atentos na quantidade de chocolate que as elas ganham nesse período e controlar o consumo. A sugestão da nutricionista é de que os responsáveis não abram todas as embalagens de uma vez só, não deixe à vista dos pequenos e oriente para uma ingestão mais lenta. Dessa forma, a criança se sentirá mais saciada.

A boa notícia é que, quando ingerido na quantidade correta, os famosos chocolates “meio amargo” podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol, combater o envelhecimento precoce e contribuir no controle da pressão arterial. Eles são ricos em substâncias antioxidantes. O chocolate diet ou zero açúcar, por outro lado, é indicado para diabéticos, já que não possuem açúcar na composição. Porém, muitas vezes, a quantidade de calorias desse tipo de chocolate é maior por conta da gordura. Não devem ser ingeridos em maiores quantidades.

Fonte: Unimed-VR