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Revista O Lojista - edição 172 - página 24 - 02/04/2019

Por Adelmo Freire, Revista Varejo SA

A cada NRF Big Show, busco obter informações sobre novidades na área de comunicação dentro do ambiente empresarial, até porque necessito me atualizar sempre, especialmente, sobre linguagem corporativa no varejo mundial. Neste ano, vi uma declaração de Rosalind Chevreuil, sênior VP de Recursos Humanos da grande rede de varejo americana Best Buy. Em sua exposição no evento, ela afirmou: “Colaboradores felizes fazem clientes felizes”.

Ao refletir sobre essa colocação e, ao mesmo tempo, imaginar a prática na nossa realidade, me perguntei: como deve ser a comunicação de um líder no sentido de manter seus funcionários satisfeitos para que possam gerar clientes felizes? Seguem algumas conclusões:

– Crie e motive um clima de bem-estar: quando colaboradores novos começarem a trabalhar ou para aqueles que não têm oportunidade de conhecer os demais colegas, promova encontros que possibilitem, além de crescimento profissional, um maior envolvimento humano;

– Apresente a missão da empresa: é muito importante para a nova geração de profissionais saber que o trabalho que irão executar poderá fazer a diferença e não é apenas uma ação rotineira. Conhecer o verdadeiro propósito da empresa, com certeza, é o primeiro passo para os colaboradores desejarem trabalhar nela;

– Proximidade com os gestores: sentir-se parte importante da empresa gera um clima de satisfação que pode resultar em melhor qualidade nos resultados. Aceitar e incentivar sugestões de colaboradores são um dos caminhos para a retenção de talentos;

– Provoque paixão pela marca/empresa: é necessário criar essa paixão pela marca e pelos objetivos da empresa. O resultado será funcionários felizes e compartilhamento entre os clientes, fornecedores e, possivelmente, futuros colaboradores;

– Cultive o respeito: demonstrar respeito é uma das melhores formas de construir um relacionamento positivo com os colaboradores. E, como falei, anteriormente, ouvir quem contribui para a empresa com toda a atenção possível é a melhor forma de ser respeitoso;

– Gere gratidão: reconhecer, valorizar e expressar gratidão por algo que os colaboradores realizaram em prol da empresa é uma das melhores formas de relacionamento com a equipe. Além disso, atitudes básicas como pedir “por favor” e dizer “obrigado” por tudo que a equipe fez, melhoram o clima da empresa;

Na NRF 2019, pude perceber que muito se falou sobre novas tecnologias, start-ups, transformação digital, e-commerce, inovação, omnichannel e personalização, uma grande provocação de estarmos conectados a essas mudanças no presente e no futuro, mas nunca perdendo o foco em manter nossa conexão com aqueles que são os agentes mobilizadores dessas mudanças: os colaboradores.

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Agência Interagir