Coluna Desenvolver-se

Revista O Lojista - edição 172 - página 7 - 02/04/2019

*Rafael Mendes

Já viveu a experiência de estar tão envolvido em uma atividade que não percebeu o tempo passar? Aquela sensação de “o tempo voou para mim”? Se a resposta é sim, provavelmente você vivenciou o estado Flow (fluxo em português). Proposto pelo psicólogo húngaro, Mihály Csíkszentmihályi, o Flow é um estado mental extremamente prazeroso, onde nos encontramos totalmente envolvidos, focados em desenvolver alguma tarefa, sem que nada seja capaz de nos distrair, mantendo um grau de concentração absoluta.

É comumente alcançado ao praticar alguma atividade esportiva ou artística, mas pode e deve ser atingido em nossas atividades profissionais, diárias desde que sejam prazerosas. “Como assim? Ninguém faz só aquilo que gosta!” Isso não é verdade! Basta substituir aquilo que não gosta pelo prazer de realização, de meta cumprida, de sucesso! Para isso, vão aqui algumas dicas:

- Eleve seus pensamentos. Acredite, nunca a atividade é tão complexa que você não seja capaz de realiza-la;
- Crie metas claras e a dívida em submetas;
- Concentre-se, elimine todas as distrações, determine uma hora para olhar o celular;
- Nunca, nunca, faça várias atividades ao mesmo tempo;
- A principal dica é ter paciência com você. É extremamente importante respeitar seu próprio tempo”;

Segundo essas dicas você está bem próximo de trazer o estado Flow para sua vida!
Até a próxima!

* Rafael Mendes é 2º diretor de Comunicação e Tecnologia da CDL-VR e sócio e professor de dança da República do Movimento, formando em Pedagogia, com ênfase em pedagogia empresarial. Formado também pela sociedade latino americana de coaching e analista comportamental DiSC.