Trânsito do bairro Jardim Amália terá mudanças a partir de sexta-feira, dia 1º

28/02/2019

A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda (STMU) dará mais um passo importante na série de alterações que estão sendo realizadas no bairro Jardim Amália, visando melhorar a fluidez do trânsito da região e facilitar a vida dos motoristas. A partir da próxima sexta-feira, dia 1º, as ruas Dr. Miguel Couto e Senador Pinheiro Machado terão os sentidos invertidos e a Rua Senador Alfredo Ellis funcionará em mão dupla no trecho entre a Miguel Couto e a Pinheiro Machado.

“Nosso objetivo é melhorar o trânsito da cidade e especificamente na região do Jardim Amália, Jardim Normandia e Morada da Colina. Esta mudança do sentido da rua faz parte da complementação da mão inglesa. Vai dar maior fluidez ao trânsito e agilidade a quem acessa esses bairros. Caso as alterações não deem o retorno esperado, teremos humildade de voltar atrás”, explicou o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.

O diretor de Mobilidade Urbana da STMU, Igor Azevedo Mota, explicou como a mudança vai afetar os motoristas na prática. “Atualmente, os moradores desses bairros sobem a Rua Dr. Miguel Couto, passando em frente ao Hospital Hinja e saem do bairro descendo pela Rua Senador Pinheiro Machado. Com as mudanças, os moradores vão subir pela Pinheiro Machado e descer pela Dr. Miguel Couto”.

Essa nova proposta trabalha em conjunto com as alterações feitas anteriormente na Rua Cel. Camilo de Assis Pereira, que passou a funcionar em mão inglesa, no trecho entre a rotatória da Praça Dona Santinha até a Rua Senador Alfredo Ellis. Essa alteração aconteceu para acabar com o congestionamento que existia logo abaixo do viaduto e que se prolongava até a rodovia nos horários de pico.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, todas as alterações são embasadas em estudos técnicos da STMU em parceria com a Guarda Municipal. “Temos as ocorrências que a Guarda registra e os estudos da STMU, que servem para que as mudanças proporcionem resultados efetivos no trânsito. Conto com o apoio da população para avaliar e verificar se vão surtir efeito. Estamos trabalhando para melhorar a mobilidade para todos”.

Comerciantes do local ouvidos pela equipe se disseram favoráveis a alteração das ruas. “Vai melhorar muito porque estava ficando o dia inteiro engarrafado. A mudança acaba com isto”, diz Frederico Barreto dono de uma empresa. “Acredito que vai liberar mais o trânsito, ganhar rapidez e acabar com os gargalos na rotatória”, disse o barbeiro Alan Maycon.

O proprietário da loja de doces, Mateus Penteado, também é favorável: “As mudanças previstas serão boas no bairro”, alegou. “Vai ficar 100% melhor porque os veículos obrigatoriamente passarão na minha porta, sem engarrafamentos”, concluiu a dona de um salão de beleza, Cátia Alves. A coordenadora de qualidade de um hospital na localidade, Letícia Mesquita, é favorável. “Se é para melhorar o trânsito, vale a pena testar para dar certo”, frisou.