Notícias

Samuca Silva recebe Fórum das Entidades Representativas de Volta Redonda

19/02/2019

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, o prefeito Samuca Silva recebeu em seu gabinete integrantes do Fórum das Entidades Representativas de Volta Redonda para uma conversa que abordou quatro temas de interesse comum. Nove entidades estavam presentes na reunião, além dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães e de Estratégia Governamental, Claro Mariano. 

O objetivo foi abrir um espaço para debater ideias e propor algumas ações das entidades representativas da sociedade civil, contribuindo assim para a melhoria da transparência, responsabilidade, eficiência e moralidade da aplicação dos recursos públicos e como consequência da melhoria da qualidade de vida da população.

O primeiro assunto abordado foi uma solicitação do fórum ao prefeito para transformar o feriado de Santo Antônio em ponto facultativo. Samuca disse que a lei nacional permite que a prefeitura tenha quatro feriados municipais durante o ano. “Mesmo assim, me comprometo a fazer uma análise mais criteriosa dos feriados, avaliando todas as possibilidades cabíveis e dentro da legislação”, frisou. 

O secretário do fórum, Evandro Queiroz, disse que eles já realizam atividades durante três anos e defende os interesses da cidade, apresentando projetos. Queiroz expôs a segunda pauta da reunião, onde destacou que a Prefeitura não concede mais alvarás para empresas que queiram instalar nas margens de Rios e Córregos. “Aproximadamente 25 a 30 mil pessoas moram às margens do rio em toda sua extensão. É importante que a emissão desses alvarás provisórios não seja um problema para os empreendedores e solicitamos que a situação fosse revista”, frisou Evandro. 

Samuca explicou o município depende de um estudo do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para conduzir essa questão e que não está sendo emitido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Propôs ainda que, primeiro vai resolver essa questão do TAC, para depois avançar na liberação de alvarás. “Na próxima semana vamos propor uma reunião com o secretário de Meio Ambiente e o Procurador do Ministério Público Federal para sabermos quais as próximas ações a serem tomadas. E posteriormente tomarmos outras atitudes”, disse o prefeito. 

O prefeito afirmou que todos os processos são públicos e assegurou que o objetivo não é que o empreendedor seja o maior responsabilizado. “A minha orientação para o Fabiano Vieira, Secretário Municipal de Fazenda, é para que seja feita de forma coerente com quem quer empreender. Ano passado fomos à cidade que mais gerou emprego no Rio de Janeiro e queremos manter essa meta em 2019”, enfatizou Samuca. 

“Vale lembrar que com a chegada do Pólo Metalmecânico iremos trazer até oito empresas inicialmente e resgatar nossa cadeia produtiva do aço. A vinda dessas empresas vai gerar 3,5 mil empregos diretos e dez mil indiretos”, finalizou.

FONTE: SECOM VR

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir