Notícias

Volta Redonda participa do Outubro Rosa

02/10/2018

Volta Redonda participa da Campanha de Prevenção do Câncer de Útero e de Mama que vai até o dia 30 de outubro. O Outubro Rosa prevê a oferta de exames preventivo (papanicolau) e mamografia para o público alvo. Devem fazer o exame preventivo para câncer de útero as mulheres em 25 e 64 anos, inclusive gestantes, e a mamografia é para a faixa etária entre 50 e 69 anos. A orientação é procurar a unidades da Atenção Básica de referência.

O objetivo do Outubro Rosa é promover o diagnóstico precoce e tratamento para a redução da incidência de morte por câncer de colo do útero e de mama. A meta da Secretaria de Saúde de Volta Redonda é realizar três mil preventivos e 1,5 mil mamografias. O atendimento será por agendamento prévio e demanda espontânea, de acordo com oferta de vagas em cada unidade. 

Para atender o maior número de mulheres, a campanha terá o Dia D no sábado, 20 de outubro, quando todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, além da Policlínica da Mulher, vão disponibilizar o exame preventivo (papanicolau), das 08 às 17h. 

Além do Dia D, as unidades da Atenção Básica vão funcionar durante todo o mês com horário estendido, de acordo com a demanda de cada uma. Nesta semana, estarão abertas da 7h às 19h, na terça-feira, dia 02, as unidades dos bairros 249, Vila Mury e São Luiz; na quarta, dia 03, São Carlos, Retiro II, Água Limpa e Jardim Paraíba; na quinta, dia 04, São Lucas, Belo Horizonte, Santa Cruz e Jardim Paraíba; e na sexta, dia 05, Eucaliptal, Vila Brasília e UniFOA Três Poços. 
 
“O objetivo é facilitar o acesso das mulheres que trabalham no decorrer da semana aos exames de prevenção”, disse a Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, a médica Juliana Monteiro Ramos.

A campanha também prevê atividades de divulgação e captação das mulheres que fazem parte do público alvo para que façam os exames. Uma equipe da Secretaria de Saúde estará nesta semana na Feira Livre do Volta Grande e do Conforto, divulgando o Outubro Rosa. No domingo, dia 21, durante a Rua de Lazer, haverá acolhimento das mulheres com esclarecimentos sobre a saúde da mulher. 

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. “Vamos promover ações para divulgar a oferta de exames, que é intensificada no mês de outubro para o público alvo da campanha. A mulher, às vezes, cuida de todos e se esquece da própria saúde”, afirmou. 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que Volta Redonda vai trabalhar para atingir a meta de três mil exames preventivos e 1,5 mamografias realizadas em outubro. “Para facilitar o acesso das mulheres aos exames, todas as unidades da Atenção Básica participam da campanha, vão funcionar no sábado, dia 20, incluindo a Policlínica da Mulher, e também haverá unidades com funcionamento em horário estendido durante todo mês”, alertou. 

FONTE: SECOM-VR

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir