CDL-VR realiza a 10ª edição do Mesa Contábil

24/05/2018

Aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, o décimo encontro Mesa Contábil, no auditório da CDL-VR, Rua Simão da Cunha Gago, número 19, Aterrado. O evento, que tem o objetivo de proporcionar a formação técnica dos profissionais e é gratuito, reuniu cerca de 100 participantes.  O curso ofereceu EF, Reinf, Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras informações fiscais.

O projeto é realizado em parceria com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e a AESCON (Associação das Empresas de Serviços Contábeis), buscando informar os contadores dos empresários e setores de RH das empresas associadas à CDL-VR. “Nosso Mesa Contábil tem uma média de participação de 80 pessoas, o que é a maior do Estado do Rio de Janeiro, e é um sucesso que pretendemos continuar realizando”, afirmou Evandro Glória, diretor tributário e de desenvolvimento da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Volta Redonda.

O primeiro dia

No primeiro dia, a palestra ficou por conta da professora Valéria que falou sobre informações fiscais. E informou aos participantes sobre a vigência desse sistema e os prazos que são de grande importância para que os profissionais não fiquem em débito com seus clientes. “O conselho, junto com a CDL, teve esse compromisso maravilhoso para manter esses profissionais atualizados”, disse.
André Luiz, contador da Drogaria Retiro, tirou suas dúvidas sobre o Reinf, que é uma obrigação nova, e falou sobre a importância dessa realização. “Esse curso agrega muito no nosso conhecimento e relembrando essa teoria, conseguimos aplicar no nosso trabalho na empresa, como já aconteceu em outras participações”, comentou.

O segundo dia

Já no segundo e último dia, a professora Samantha Pinheiro da Silva, falou sobre Imposto de renda. Fazendo uma conscientização sobre a necessidade do mapeamento de processos junto aos clientes. “As empresas ficarão mais expostas quanto as retenções informadas, tanto de INSS quanto de Imposte de Renda e outras contribuições sociais, que serão obrigações mensais. Os clientes precisam ter atenção aos prazos e os profissionais às penalidades que podem haver em informações não prestadas em tempo hábil”, falou a palestrante.
O analista de controladoria, Francis Rocha, contou como vai aplicar esse conhecimento no seu dia-a-dia. “Nós, voltando para a empresa com essa informação, poderemos até questionar o contador sobre onde podemos economizar na questão de imposto e carga tributária, para obtermos um lucro maior”, afirmou.