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CDL-VR realiza Dia da Liberdade de Impostos com ações em Volta Redonda

22/05/2018


A CDL Jovem de Volta Redonda realizou na quinta-feira, 24/05, o Dia da Liberdade de Impostos, aliado às ações nacionais para protestar contra a alta carga tributária existente no país. O Paiva Supermercado, no bairro São Lucas, parceiro da campanha, vendeu 100 variedades de produtos sem impostos, reduções que podem ultrapassar 40% do valor do produto, que foram vendidos de 8 às 20 horas ou até o final do estoque. 

Três semáforos da cidade receberam ações de conscientização, com panfletagem, apresentação do personagem “Impostossauro”, um dinossauro estilizado, que simboliza o pesadelo dos tributos, com a Charanga do Fubá e outros personagens. A “Caravana contra os Impostos” começou às 11 horas na quarta-feira, 23, no sinal do cruzamento entre as ruas Dezesseis e Trinta e Três. Depois, esteve às 12h30min, no sinal da Avenida Sete de Setembro, logo depois do Viaduto Heitor Leite Franco; e às 13h30min, na Avenida Prefeito Nelson dos Santos Gonçalves, no Centro, parte de cima da Rodoviária Francisco Torres. Os diretores da CDL Jovem e Executiva estiveram presentes explicando o excesso de impostos sobre os produtos. 

Na quinta-feira, as ações foram no bairro São Lucas onde muitos clientes puderam aproveitar o desconto na compra de mercadorias. Cassiano Ronaldo, técnico de elétrica, falou sobre essa iniciativa. “É importante para a população se alertar e tomar alguma providência para o governo abaixar as altas taxas”. Já Vanda Peixoto, dona de casa, aproveitou as promoções. “Essa ação favorece a população, pois várias mercadorias tiveram diferença de preço e poderia até ser feita mais vezes”, comentou.

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A data é escolhida por representar a totalidade de dias trabalhados necessária para pagar os tributos. Em todo o país, empresas de diversos segmentos, em parceria com a CDL Jovem, comercializaram produtos e serviços com o desconto referente ao valor de tributos. “É uma conscientização nacional que pensamos em trazer pra região, para mostrar a diferença entre o que se paga com e sem impostos”, afirmou Cristiane Maia de Souza, vice-presidente da CDL Jovem.
De acordo com os organizadores do evento, o Brasil é um dos países com a maior carga tributária do mundo e um dos piores em retorno do que é recolhido dos contribuintes em bem-estar para a população. Para os empresários, essa alta taxa cobrada sobre produtos acaba sobrecarregando o comércio e contribuindo para a redução de empregos, segundo especialistas.


Em 2013, segundo estudo do portal Deepask, cada habitante da cidade de Volta Redonda contribuía com R$ 455,62 de seu salário, em impostos. Este ano, a data foi antecipada para não esbarrar no Dia dos Namorados. “Para se ter uma ideia, necessários mais de 150 dias trabalhados do ano para pagar impostos. E conscientizar as pessoas é uma forma de fortalecer a luta pela reforma tributária, com redução desses impostos”, declarou Gilberto Paiva, presidente da CDL Jovem de Volta Redonda.

O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, lembrou que instituição participa desde a criação da campanha nacional, com o objetivo de marcar a data como um protesto contra o excesso de impostos. “A cada dia se cria uma nova taxa, aumentam os impostos, sobrecarregam empresas e toda a população. Precisamos urgentemente da Reforma Tributária para que o país volte a crescer e gerar postos de trabalho. A economia só vai andar quando pagarmos impostos mais justos e ver o retorno deles em melhoria para nós, cidadãos e contribuintes”, disse.


O que é o DLI?

É promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com as Câmaras de Dirigentes Lojistas Jovem de todo o Brasil (CDL´s Jovem).
Marca, simbolicamente, a data em que os brasileiros param de trabalhar apenas para pagar impostos. Neste dia, empresas dos mais variados segmentos comercializam produtos com o desconto referente ao valor da carga tributária incidente sobre eles.

Por que participar?

EXPOSIÇÃO DE MARCA: O DLI é uma ação de conscientização que acontece há mais de dez anos e, a cada ano, tem mais apoio da mídia e da sociedade, fortalecendo a imagem das empresas participantes.
APOIO INSTITUCIONAL: quanto maior a participação empresarial, maior a conscientização junto à esfera pública.
DIVULGAÇÃO NA MÍDIA: A lista de empresas participantes é disponibilizada para a imprensa, que seleciona algumas delas para entrevistar.
DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS: todas as CDL´s envolvidas com o DLI divulgam as marcas das empresas participantes em suas cidades.
PROJEÇÃO DE VENDAS: a cada ano o DLI torna-se um evento mais reconhecido pelo consumidor que, além de protestar, pode consumir produtos com um valor atrativo, e possível projeção de vendas.

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir