Confiança de serviços atinge maior nível desde julho de 2014, nota FGV

01/02/2018

A confiança do setor de serviços atingiu o maior nível desde julho de 2014, aponta a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador que mede o desempenho desse segmento avançou 2,4 pontos em janeiro de 2018, para 91,8 pontos.

O avanço do índice de confiança foi influenciado tanto pelos indicadores da situação atual quanto pelos de expectativas. O Índice da Situação Atual (ISA-S) subiu 1,1 ponto em janeiro, para 86,2 pontos, mantendo uma sequência de 11 meses consecutivas de alta.O Índice de Expectativas (IE-S) teve alta de 3,4 pontos, para 97,4 pontos, o maior nível desde março de 2014 (98,9 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) do setor de serviços caiu 0,6 ponto percentual em janeiro, para 82,3%.

“A alta da confiança de serviços em janeiro decorre de avaliações mais positivas tanto em relação ao período corrente quanto das perspectivas de curto prazo”, diz Itaiguara Bezerra, economista da FGV em comentário no relatório.

“A melhora na margem ganha ainda maior relevância por sua reverberação entre os diversos segmentos do setor. Esta maior convergência das avaliações dos empresários reforça o cenário de continuidade da recuperação da economia nos próximos meses.”

Apesar do consistente avanço da confiança nos últimos meses, o ICS ainda não atingiu o nível neutro dos 100 pontos. Um dos fatores que vêm contribuindo para o nível ainda baixo do índice em termos históricos é a incerteza econômica, que termina afetando decisões empresariais como as de realização de investimentos, segundo a FGV.

“O setor de serviços voltou a crescer em 2017, mas as projeções ainda tímidas para a realização de investimentos mostram como esta recuperação ainda continua lenta e sujeita a sobressaltos. O empresário se mostra cauteloso em função das incertezas econômica e política, já que a implementação de reformas estruturantes no país, como, por exemplo, a da Previdência, é ainda incerta no curto prazo”, conclui Itaiguara.

Fonte: G1