Comércio deve contratar mais de 70 mil trabalhadores temporários

11/12/2017

O comércio deve contratar 74,1 mil trabalhadores temporários neste final de ano, segundo projeção divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Deste total, 47%, ou 34,8 mil pessoas, ficarão concentradas em Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. A pesquisa da CNC aponta que somente para o Rio estão previstas 6,4 mil contratações. Esta é a primeira vez depois de dois anos que o comércio registra aumento na expectativa de contratações de empregados temporários.

De acordo com a pesquisa, o Natal deverá movimentar R$ 34,9 bilhões, alta de 5,2% ante projeção de 4,8%, em relação ao ano passado, a maior variação desde 2013. "O cenário para o comércio está bastante positivo para o curto prazo. O comércio interrompe dois anos de queda", disse o economista-chefe da Divisão Econômica da CNC, Fábio Bentes, que creditou a melhora não só ao aumento da demanda, mas também ao pagamento do décimo terceiro salário.

Expectativa

Por conta do adiamento das contratações para dezembro, antes da crise econômica elas ocorriam em setembro e novembro, a expectativa de efetivação dos temporários aumentou para 30%, informa a pesquisa. Em 2015 e 2016, apenas 15% dos trabalhadores temporários foram efetivados após o Natal.

O salário médio de admissão deverá ter aumento real de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 1.185. O maior pagamento deve ser oferecido no ramo de artigos farmacêuticos, perfumarias e cosméticos (R$ 1.430), seguido pelas lojas especializadas na venda de produtos de informática e comunicação (R$ 1.392). No entanto, estes segmentos devem responder por apenas 2% do total de vagas.

Número de oportunidades deve chegar a 23,4 mil neste final de ano

Levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), apontam para 23,4 mil contratações temporárias neste final de ano no Rio de Janeiro. Dados da CNC apontam para 6,4 mil, da CDLRio 10 mil e da Asserttem para 7 mil.

De acordo com a CDLRio, o maior número de contratações deve se concentrar em vestuário (48,9 mil vagas) e nos setores de hiper e supermercados (10,4 mil vagas).

"Mesmo com o atual cenário da economia no estado, o resultado da pesquisa reflete a esperança da expectativa de vendas para o Natal - a grande data comemorativa para o comércio, que representa 30% do faturamento do ano, e também porque precede a alta temporada do verão, que é a estação mais importante para a economia carioca. A combinação desses fatores motivaram essa estimativa de contratação de temporários", diz o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves.

De acordo com Asserttem, a expectativa de abertura de postos é 5,5% maior se comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo levantamento da associação, a previsão de vagas temporárias em todo o país, só em dezembro, chega a 115 mil oportunidades, apresentando recuperação de mais de 6 mil postos de trabalho. Das chances previstas no Brasil, 20% deverão ser destinadas ao primeiro emprego de jovens e 5% podem se tornar vagas efetivas.

Fonte: O Dia