Último ‘Rua de Compras’ de 2017 reúne 90 mil pessoas em três centros comerciais

10/12/2017

O penúltimo domingo antes do Natal contou com a última edição do projeto Rua de Compras deste ano, que foi realizado em três bairros simultaneamente, Aterrado, Retiro e Centro.  Os consumidores tiveram mais mobilidade para circular sem se preocupar com os carros, já que as avenidas Paulo de Frontin, Sávio Gama e Amaral Peixoto, ficaram fechadas para o trânsito. Muitas lojas, que funcionaram de 10 às 18 horas, ofereceram descontos para os consumidores já em busca de presentes de Amigo Oculto, Natal, enfeites natalinos e também roupas para as festas de fim de ano.
O evento é realizado em parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR), Associação Comercial (Aciap) e Prefeitura. Segundo os organizadores pelo menos 90 mil pessoas passaram pelas avenidas que receberam o projeto nesses três grandes centros comerciais.
Quem aproveitou o domingo para realizar compras com a família ainda pôde  curtir os food trucks e levar as crianças para os brinquedos espalhados nos bairros participantes do projeto e curtir a apresentação da Banda Sinfônica da Prefeitura de Volta Redonda. Além do lazer, também tiveram ações em saúde.
O presidente da CDL-VR, Adriano Santos, visitou os bairros onde teve o projeto e ressaltou que o principal objetivo dessa edição em dezembro foi possibilitar um dia de compras com mais tranquilidade para os consumidores e uma oportunidade de fortalecer o comércio numa das principais épocas do ano para os lojistas. “Quando promovemos o Rua de Compras, investimos em propagada para divulgar o evento e estimular o consumidor ir às compras, as lojas acabam registrando um movimento ainda maior e as pessoas ainda podem ter um dia de lazer em família. São ações agregadas que ajudam a movimentar o comércio”, comentou.
Para Paola Drucide, caixa das Óticas Modelos, no Aterrado, a iniciativa dessa última edição foi bem positiva, porque atraiu bastantes clientes. Segundo ela, a loja já abre mesmo aos domingos em dezembro e as atividades só ajudaram a aumenta o movimento. “Tivemos um bom resultado com o movimento. As pessoas que trabalham até muito tarde puderam aproveitar para comprar com mais calma. Além disso, nós que dependemos de comissão ficamos felizes, porque se tem venda, nosso salário é bem melhor”, acrescentou.
A manicure Adriana Gomes, que estava acompanhada do marido e da filha, também aproveitou o domingo no Rua de Compras. Ela estava na Avenida Amaral Peixoto e disse que o projeto ajuda a promover uma oportunidade maior para quem trabalha em outros setores. “Essa é a segunda vez que venho no Rua de Compras e acho uma excelente oportunidade para nós, que trabalhamos muitas vezes até depois do horário do comércio, de realizarmos nossas compras com calma”, acrescentou.
O prefeito Samuca Silva destacou a importância da parceria entre o poder público e o setor privado para fomentar o comércio, com a geração de emprego e de renda. "É um projeto que deu certo graças à parceria entre o governo municipal e os empresários. A população também abraçou o 'Rua de Compras' porque encontrou promoções, entretenimento, conforto e segurança. O projeto serviu de exemplo para cidades da região e do estado do Rio de Janeiro, o que nos enche de orgulho", frisou Samuca Silva.
O vice-prefeito Maycon Abrantes lembrou que pesquisa do SPC Brasil mostra que a metade dos brasileiros utiliza o 13º salário para as compras de final do ano e disse ainda que o evento foi desafiador: "Realizar três 'Rua de Compras' simultaneamente foi um grande desafio e que deu certo. Apostamos muito na vinda também de consumidores da região, aproveitando as promoções", avaliou.