Notícias

Secretaria de Saúde de Volta Redonda faz campanha educativa de prevenção ao HIV

21/02/2017

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda vai realizar uma ação educativa de prevenção ao HIV no período de pré-Carnaval. Uma equipe da secretaria, que inclui agentes comunitários de Saúde, vai distribuir preservativos masculinos e ventarolas com material informativo sobre o uso da camisinha e a importância de fazer o Teste Rápido de HIV.

O próximo dia de conscientização será quarta-feira, dia 22, durante o Aulão de Ginástica para a Terceira Idade, no Ginásio Vanessina Freitas Henrique Vicente, no Siderlândia. O evento começa às 8h com uma aula animada por marchinhas de Carnaval e alunos fantasiados. O encerramento será com café da manhã com mesa de sucos e frutas. 

Outra ação será nesta quinta-feira, dia 23, na entrada da Rodoviária Francisco Torres – parte de cima –, das 13h30 às 16h. Os agentes vão abordar pessoas que vão viajar alertando sobre a importância da prevenção das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e entregando os preservativos. Neste dia também será distribuído material informativo sobre Dengue, Zika e Chikungunya. 

#galeria#

A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, ainda alerta sobre a importância de cuidar da casa antes de pegar a estrada. “Antes de viajar, a casa deve ser vistoriada para evitar criadouros do Aedes Aegypit. Olhar vasos de plantas e não deixar nada que possa empossar água da chuva é fundamental para a prevenção”, disse. 

E para encerrar a campanha educativa neste período, a equipe da Secretaria de Saúde vai montar uma tenda – que também prestará atendimento de saúde – durante o desfile Bloco da Vida, na sexta-feira, dia 24, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. O desfile do grupo, composto por pessoas da terceira idade, vai abrir o Carnaval da Família, em Volta Redonda.

Teste Rápido de HIV é oferecido em 25 unidades de Saúde

Em Volta Redonda, o Teste Rápido de HIV é oferecido em 25 das 43 Unidades Básicas de Saúde do município. A listagem das unidades estará com a equipe de divulgação durante a ação no pré-carnaval.

O teste também pode ser realizado no Centro de Doenças Infecciosas (CDI) Dr. Luiz Gonzaga de Souza Clímaco, que funciona na Rua Dionéia Faria, nº 329, no bairro Aterrado. Neste local, o horário de atendimento para realização do teste rápido é das 7h às 9h, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras. 

Diariamente, são oferecidas 25 senhas, porém, nesta semana, que antecede o Carnaval, até a próxima sexta-feira, dia 24, o número de testes realizados por dia poderá ser ampliado de acordo com a demanda.   

Por Renata Borges / Ascom VR
(24) 3339-9645

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir