O lado bom da crise econômica para os empreendedores

05/10/2016

O empresário brasileiro, após vivenciar um longo período de recessão na economia, pode observar um lado positivo nos efeitos da crise financeira. A maioria dos gestores teve que realizar uma imersão no próprio negócio, rever itens estratégicos para poder se manter competitivo.

Situações como essa podem ter um lado positivo em tantos pontos negativos, como vendas baixas e custos e despesas aumentando gradativamente. Neste período desfavorável a investimentos, o modelo de negócio deve ser reavaliado, adequando políticas internas a uma nova realidade. Para pequenas e médias empresas, deve-se dar muita atenção à curva ABC de estoque; melhorando a metodologia de vendas, investindo nas equipes em busca de um resultado mais expressivo, e fazendo o monitoramento do giro de estoque, para adequá-lo à realidade do negócio neste momento de crise.

Empreendedores devem estar atentos também para a margem de contribuição que cada profissional deve gerar no negócio. Uma alternativa para descobrir como andam os indicadores de cada segmento é fazer networking com outros empresários do ramo, ou buscar informações em sindicatos ou associações comerciais da região para que se trabalhe com dados estratégicos como guia de gestão.

Outro ponto relevante é o controle financeiro de implantação do fluxo de caixa, para que se tenha noção do dinheiro disponível que a empresa possui para honrar os seus compromissos. Segundo o contador e gerente de negócios da empresa Flávio Ribeiro Contabilidade, Carlos Adolfo de Abreu Gomes, "É preciso implantar ou manter ajustado o setor de contas a pagar e receber, para analisar o giro médio do dinheiro que circula na empresa. A liquidez da empresa depende do equilíbrio no volume das vendas e das compras, tanto nos cartões de débito e crédito, quanto em cheques e moeda corrente".

O lado positivo de uma crise econômica, após todo esse trabalho ser desempenhado pelo empresário, é simplesmente organizar sua empresa para que esta seja rentável mesmo com vendas em baixa e os custos e despesas em alta, cabendo ao empreendedor estar mais preparado, tendo provisões para atacar situações que poderão ocorrer no futuro do negócio.

A Flávio Ribeiro Contabilidade foi fundada em 1968 na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, pelo empresário Flávio Duarte Ribeiro. A empresa especializou-se, ao longo de mais de quase 50 anos de atividade, em prestar um serviço qualificado e ágil, satisfazendo as exigências dos clientes nas áreas contábil, fiscal, trabalhista, tributária e outros serviços complementares. Atende segmentos comerciais, industriais, prestação de serviço, entidades (sindicatos, associações e ONG's) e pessoas físicas.

Fonte: Terra