Notícias

O lado bom da crise econômica para os empreendedores

05/10/2016

O empresário brasileiro, após vivenciar um longo período de recessão na economia, pode observar um lado positivo nos efeitos da crise financeira. A maioria dos gestores teve que realizar uma imersão no próprio negócio, rever itens estratégicos para poder se manter competitivo.


Situações como essa podem ter um lado positivo em tantos pontos negativos, como vendas baixas e custos e despesas aumentando gradativamente. Neste período desfavorável a investimentos, o modelo de negócio deve ser reavaliado, adequando políticas internas a uma nova realidade. Para pequenas e médias empresas, deve-se dar muita atenção à curva ABC de estoque; melhorando a metodologia de vendas, investindo nas equipes em busca de um resultado mais expressivo, e fazendo o monitoramento do giro de estoque, para adequá-lo à realidade do negócio neste momento de crise.


Empreendedores devem estar atentos também para a margem de contribuição que cada profissional deve gerar no negócio. Uma alternativa para descobrir como andam os indicadores de cada segmento é fazer networking com outros empresários do ramo, ou buscar informações em sindicatos ou associações comerciais da região para que se trabalhe com dados estratégicos como guia de gestão.


Outro ponto relevante é o controle financeiro de implantação do fluxo de caixa, para que se tenha noção do dinheiro disponível que a empresa possui para honrar os seus compromissos. Segundo o contador e gerente de negócios da empresa Flávio Ribeiro Contabilidade, Carlos Adolfo de Abreu Gomes, "É preciso implantar ou manter ajustado o setor de contas a pagar e receber, para analisar o giro médio do dinheiro que circula na empresa. A liquidez da empresa depende do equilíbrio no volume das vendas e das compras, tanto nos cartões de débito e crédito, quanto em cheques e moeda corrente".


O lado positivo de uma crise econômica, após todo esse trabalho ser desempenhado pelo empresário, é simplesmente organizar sua empresa para que esta seja rentável mesmo com vendas em baixa e os custos e despesas em alta, cabendo ao empreendedor estar mais preparado, tendo provisões para atacar situações que poderão ocorrer no futuro do negócio.


A Flávio Ribeiro Contabilidade foi fundada em 1968 na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, pelo empresário Flávio Duarte Ribeiro. A empresa especializou-se, ao longo de mais de quase 50 anos de atividade, em prestar um serviço qualificado e ágil, satisfazendo as exigências dos clientes nas áreas contábil, fiscal, trabalhista, tributária e outros serviços complementares. Atende segmentos comerciais, industriais, prestação de serviço, entidades (sindicatos, associações e ONG's) e pessoas físicas. 

Fonte: Terra

CDL Jovem de VR promoveu palestra com ex-jogadora de vôlei feminino Virna Dias

21/03/2019

O evento, com apoio da Diretoria Executiva, foi realizado em homenagem ao mês das mulheres na instituição no dia 19/03 e reuniu quase 300 pessoas no Espaço CDL-VR.

Confiança do Consumidor registra 49 pontos em fevereiro, aponta CNDL/SPC Brasil

20/03/2019

Depois de apresentar alta na passagem do ano, confiança do consumidor estabiliza. Levantamento mostra que 58% dos brasileiros avaliam a economia de forma negativa, embora 38% estejam otimistas com o futuro para os próximos seis meses. 44% dos consumidores convivem com ao menos um desempregado em casa

Vendas do comércio crescem 0,4% em janeiro, diz IBGE

19/03/2019

No acumulado em 12 meses, entretanto, avanço desacelerou pelo 5º mês seguido, o que reforça a leitura de fraqueza da economia no início do ano.

Seis em cada dez brasileiros não se preparam para aposentadoria, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil e Banco Central

18/03/2019

Orçamento apertado é principal justificativa. Meios mais comuns pretendidos para se manter nessa fase são investimentos em instrumentos financeiros e pensão do INSS. Já 37% dos entrevistados devem continuar trabalhando

Agora, consumidor poderá usar smartphone para consultar CPF; acesso estará disponível em app do SPC Brasil

15/03/2019

Aplicativo ‘SPC Consumidor’ ganha nova versão com funcionalidade de consulta gratuita do CPF. Informações como valor do débito, data de vencimento da conta e contato do credor estarão a um clique do consumidor

Leia Mais Notícias

Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir