Notícias

Fórum das Entidades Empresariais de VR recebe visita de diretor da CSN

18/08/2016

A reunião desta terça-feira, dia 16, do Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda contou com a presença do diretor de Siderurgia da CSN, Márcio Lins. Ele aceitou o convite dos membros do Fórum para apresentar o cenário atual da empresa e aproveitou o encontro para abordar o desenvolvimento de fornecedores regionais. O encontro foi realizado na sede da ACIAP VR e contou com representantes do Sicomércio VR, CDL VR, ACIAP VR, Metalsul, Sinduscon-SF, Aescon VR e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria da Região Sul Fluminense.
 
“A CSN está enfrentando sua pior crise econômica: em 2015, produzimos 4,5 milhões de toneladas de aço. Para este ano, as previsões apontam produção de 3,2 milhões de toneladas. Mas estamos trabalhando muito para mudar essa situação e, nas últimas semanas, temos recebido sinais de novo ânimo no mercado doméstico. Por isso, a empresa decidiu preparar o retorno do funcionamento do alto forno 2 para o próximo mês de outubro”, revelou Márcio.

O diretor da siderúrgica afirmou ainda que o potencial de compra de materiais e serviços na região é subexplorado. “As principais razões para que isso ocorra estão ligadas à competitividade das empresas da região”, argumentou Márcio. Segundo ele, as causas para a não competitividade são de natureza tecnológica e de escala produtiva. 

O presidente do Sicomércio VR, Jerônimo Santos, pontuou que a atração de mais atividades industriais para a região ajudaria a melhorar a questão de escala. “Também precisamos promover ações de integração com centros de pesquisa para melhorar a atualização tecnológica das empresas”, sugeriu Jerônimo. 

O presidente do Fórum, Evandro Queiróz, garantiu ao diretor da CSN que as entidades vão apoiar a empresa no desenvolvimento de fornecedores regionais. “Algumas ações, como a criação do Parque Tecnológico do Sul Fluminense, já foram iniciadas, mas é preciso avançar mais. O Fórum vai propor estudos desses obstáculos à competitividade da cadeia produtiva local para abastecimento não só da CSN, mas também de outras grandes empresas instaladas na região. Isso alavanca novas oportunidades de negócios, ajudando a impulsionar a economia”, disse Evandro.

Ao final da reunião, Márcio Lins agradeceu a receptividade e elogiou a formação do Fórum. “É cada vez mais importante o envolvimento da sociedade no debate de estratégias para o desenvolvimento econômico e social. Parabenizo as entidades pela união com esse propósito”, finalizou o diretor.



Reconhecida de Utilidade Pública: Lei Municipal Nº 1381/76 - Lei Estadual Nº 1559/89
Filiada: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro.

Agência Interagir